Jovem em Ação

Um pouco de história…

Após a criação do Centro Antonieta que acolhe e acompanha mulheres gravidas, era destacável e deplorável o feito de que muitas delas eram adolescentes ou pré-adolescentes que não estavam preparadas a serem mães. A necessidade de criar um Projeto especialmente para adolescentes, a fim de reduzir essas gravidezes indesejáveis, revelou-se indispensável.

A falta de formação e de perspectiva futura que afetava particularmente á juventude da periferia, nós levou a propor atividades pré-profissionalizantes para transmitir a elas novos conhecimentos, novos passos que abrem maiores expectativas de vida e projeção no futuro.

O Projeto Jovem em Ação nasceu oficialmente em 2004 e sucessivamente abriram aulas de manicure, cabeleireiro, artesanato, e empregabilidade. Sem deixar de incentiva-las ao prosseguimento dos estudos, as formações pré-profissionalizantes que propomos dão também a elas a possibilidade de trazer alguma renda a sua família.

Público:

A adolescência é um período de crise de identidade e conflitos internos, de reorganização pessoal e social, de contestações, rebeldia, rupturas e inquietações. Isso é independente da classe social, mas a adolescente da faixa mais pobre tem mais probabilidade de cair na marginalidade e/ou maternidade precoce e indesejada.

Objetivos:

Permitir á adolescentes vivenciar sua juventude, reduzindo o risco de gravidez indesejada e tentativa de aborto, antes de se tornarem mães,

Ajuda-las a se formar, conhecer-se, construir e fortalecer a autoestima e personalidade.

Praticar e melhorar o relacionamento familiar/social delas e o seu reconhecimento das regras coletivas: adquirir documentações, e descobrir que jovem pode ser agente de transformação social.

Propor uma formação pré-profissional orientada para manicure, pedicura, cabelereira, artesanato e dança.

Tinha como proposta atender 100 adolescentes por ano entre 13 a 18 anos permitindo vivenciar a sua adolescência (extinto por falta de verba).
Em 2019 tornou-se Empoderate  que atendeu 60 adolescentes e jovens de 16 a 29 anos

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close