Projeto Integração

Um pouco de história…

A comunidade a qual o projeto está inserido é desprovida de atividades complementares às escolares, esportivas, culturais e de lazer, ficando as crianças e adolescentes com tempo ocioso favorecendo a vulnerabilidade e riscos sociais.

Diante disso, se faz necessário um projeto que contribua com o desenvolvimento integral da criança, propiciando estratégias para melhorar o processo de formação pedagógica, capacidade para convívio social, autonomia e cidadania de forma continuada e gratuita no contra turno da escola.

Após uma doação de visitantes que constataram que era necessário acolher as crianças ao sair da creche, nasceu em 2002 o “Projeto Integração”.

Primeiramente, pequenos locais foram adicionados á creche, mas a demanda das mães era  cada vez maior, e outra doação permitiu a compra de um novo edifício.

Público :

Cada ano são matriculadas uma média de 150 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, oriundas de famílias carentes das comunidades locais e adjacências, muitas com déficit de aprendizagem.

Objetivos :

Contribuir para redução da vulnerabilidade social das famílias da comunidade.

Atender crianças e adolescentes de famílias carentes e matriculadas na rede de ensino regular, evitando assim, a ociosidade e risco de marginalização.

Oferecer atividades socioeducativas que possam aumentar a autoconfiança e fortalecer a cidadania.

Assegurar os direitos das crianças e adolescentes, com foco na redução do trabalho infantil.

Promover o convívio em grupo, preparando-os para uma melhor integração social.

Oferecer apoio escolar, desenvolver a alfabetização e estimular o gosto pelos estudos.

Atualmente, o Projeto acolhe 154 meninos e meninas entre 6 e 12 anos.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close